Páginas

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A GUERRA ENTRE GANGUES EM MELBOURNE, AUSTRÁLIA


A Guerra entre gangues em Melbourne, Austrália, resultou na morte de 36 pessoas em uma series de assassinatos envolvendo vários grupos do submundo australiano entre 1995 e 2010.

As mortes causaram um imenso vácuo de poder no submundo de Melbourne, a maioria dos assassinatos ainda não foram resolvidos, embora policiais da Força Tarefa Purana crer que Carl Williams foi responsável por dez deles. O período culminou com a prisão de Carl Williams, que se declarou culpado de três acusações de assassinato, em 28 de Fevereiro de 2007.

Antecedentes

A maioria das figuras criminosas bem como incidentes acontecidos em Melbourne antes da grande guerra geralmente era associado ao Sindicato de Estivadores e Pintores (Painters and Dockers Union), que existia na zona portuária de Melbourne, após a Segunda Guerra Mundial.

O sindicato tinha uma estrutura parecida com a mafia, a maioria de suas atividades era ligada diretamente a assuntos do sindicato e a distribuição de drogas(principalmente heroína e cocaína) que passaram pelo porto. E o Mercado de Merbourne era o ponto de venda para estas mercadorias.

A dissolução do Sindicato em 1984 não fez nada para parar a importação de drogas ilegais,e em 1990 a fabricação local de anfetaminas aumentou tanto que a Polícia de Melbourne rotulava a cidade como "capital australiana das anfetaminas" , aliado ao tráfico de drogas, os criminosos passaram a gerar renda com esquemas de proteção as discotecas localizada no distrito de King Street,centro financeiro de Melbourne, bem como na prostituição, jogo ilegal e assalto à mão armada.

Os Envolvidos

Honoured Society

Um braço da máfia calabresa, 'Ndrangheta, que operava na distribuição de frutas e vegetaias no Mercado de Melbourne.

Frank Benvenuto, Frank Tizzone, Robert Trimbole e Domenico Italiano são alguns associados a essa organização.

The Painters and Dockers / Moran Family (Família Moran)

Os remanescentes do Sindicato. Brian, Les, e Ray Kane, Graham Kinniburgh, Victor Pierce, associada com a família criminosa irlandesa, Lewis, Mark, Jason Moran e Desmond Moran.

A Gangue Carlton

Um grupo de cosa nostra independente, por misturar italianos com irlandeses criada por Alphonse Gangitano, O Principe Sombrio de Lygon Street,nos anos 70 e baseada no subúrbio de mesmo nome em Melbourne.

Domenic "Mick" Gatto e seu advogado George Defteros , Mario Condello, e os irmãos Vincenzo e Gerardo Manella também estão associados a este grupo.

A Gangue de Radev

Liderados por Nikolai " The Russian " Radev, traficante de drogas era associados as segintes figuras Mark Mallia, Housam Zayat, Istvan Gulyas e Willie Thompson.

A Gangue Sunshine

Liderados por Paul PK Kallipolitis. Dino Dibra, Andrew Veniamin e Big Bluey fazima parte dessa ramificação do submundo australiano. Todos os membros do grupo se conheciam desde a infância. Benji Veniamin assumiu o grupo, quando Paul PK Kallipolitis foi assassinado.

A Família Williams

Liderados por Carl Williams,ex-empregado da família Moran, seu pai George Williams e 'Mick' James Williams e Roberta Williams. Antonios Mokbel. Andrew Veniamin, Dino Dibra, Alfonso Traglia, Damien Cossu eram associados a esse grupo..

Cronograma dos assassinatos

Os Anos 90

1995

Greg Workman

Alphonse Gangitano

Greg Workman assassinado por Alphonse Gangitano na noite de 7 de fevereiro.

1998

Alphonse Gangitano

Jason Moran

Graham Kinniburgh

A Guerra entre Gangues foi deflagrada, com o assassinato do próprio Alphonse Gangitano, aos 40 anos, no dia 16 de janeiro, Ele foi baleado e morto na lavanderia de sua casa. Os associados do líder da quadrilha, Jason Moran e Graham Kinniburgh, estavam no local do crime segundo as investigações, mas no entanto, não pôde ser estabelecida, que puxou o gatilho.Amostra de sangue de Kinniburgh foi encontrada em um corrimão dentro de casa, ambos foram dispensados de prestar depoimento ao juiz encarregado no caso.

Domenic "Mick" Gatto
Em 03 de agosto, John Furlan, um mecânico de automóveis de 48 anos, em Coburg , suburbio de Melbourne, foi assassinato por um carro- bomba enquanto estava em seu carro do lado de fora de sua casa. Domenic "Mick" Gatto foi considerado suspeito, quando veio a tona uma briga por motivo de dinheiro com o falecido, no entanto, ninguém foi preso pelo seu assassinato.
Charles Hegyaljie
Dino Dibra
Criminoso notorio por sua associação com Chooper Reader, Charles Hegyaljie apelidado de "Mad Charlie" foi assassinato em sua casa no distrito de Caulfield no dia 23 de novembro. Crime esse relacionado a dividas com drogas. Os principais negocios de Charlkes, era a industria de anfentaminas.Dino Dibra, membro do gangue Sunshine foi o principal suspeito nesse crime.

1999

Vince Mannella

Vince Mannella , um antigo associado de Victor Peirce e Alphonse Gangitano, foi emboscado e morto na frente de sua casa, em North Fitzroy, na noite de 09 de janeiro, nenhum suspeito foi preso.

Danny Catania foi vítima de um tiroteio na manhã de 24 de Fevereiro. Catania estava esperando fora da sua casa em Hoppers Crossing na periferia oeste de Melbourne para ir trabalhar.Um homem armado no carro, supostamente Andrew Veniamin, abriu fogo, atingindo Catania pelo menos quatro vezes nas pernas e virilha. Catânia, ele era peixe pequeno no submundo de Melbourne, ex-pugilista que teve uma série de pequenas condenações, principalmente por motivo de briga . Catania quase perdeu uma perna em conseqüência do tiroteio e passou 12 meses no hospital se recuperando. Ninguém foi preso pelo atentado.

Joseph Quadara
Joseph Quadara, um verdureiro de 57 anos, foi emboscado por duas pessoas e morto em um parque de estacionamento Toorak na madrugada de 28 de Maio, quando estava prestes a começar a trabalhar em um supermercado Safeway. A polícia acredita que sua morte foi um caso de engano de identidade, devido à existência de outro Giuseppe "Joe" Quadara envolvidos com conexões no submundo e que trabalhava no Mercado de Melbourne.
Dimitrios Belias
O empresario de Brighton, Dimitrios Belias, 38 anos , foi morto com um único tiro na parte de trás da cabeça em 09 de setembro em um parque de estacionamento subterrâneo da estrada de St Kilda, as investigações levaram a um debito com drogas.

Carl Williams

Jason Moran

Mark Moran

Em 13 de Outubro, o conhecido traficante Carl Williams foi baleado no estômago e sobreviveu no Parque Gladstone. Williams contou à polícia que ele desmaiou e não conseguiu identificar o atirador. Conhecidas figuras do submundo Mark e Jason Moran estavam presentes no momento, e a polícia acredita que houve um desentedimento sobre um fracassado lote de anfetaminas e a posse de equipamentos para fabricação de drogas. Uma mulher disse à polícia que ouviu um homem gritar "Não, Jason!" momentos antes de um tiro ser disparado.

Gerardo Mannella

Em 20 de outubro, o irmão de Vince Mannella, de 31 anos, Gerardo Mannella, foi emboscado e morto em frente à casa de seu irmão.

George e Carl Williams

Em 25 de Novembro , George e Carl Williams, foram acusados de vários delitos relacionadas ao trafico de drogas, logo após a polícia invadiu uma fábrica de anfetaminas em Broadmeadows, suburbio de Melbourne. A polícia apreendeu cerca de 25.000 comprimidos de anfetaminas, uma prensa, uma pistola carregada e 6,95 kg de pó contendo metanfetamina, ketamina e pseudoefedrina com um valor de rua de até AU$ 20 milhões.Estas acusações nunca foram levadas a julgamento por causa de alegações de corrupção contra os detetives que realizaram a operação.

Continua...


Fonte: Wikipédia (Versão em Inglês)

Um comentário:

Ocean disse...

Nice information about Painting Services, here is some more information on Painters Sydney , thanks.